Dieta da pirâmide alimentar
A Pirâmide Alimentar é um ótimo guia para os profissionais nutricionistas. Foi criada pelos EUA, no entanto foi adaptada aos estilos alimentares brasileiros por PHILLIPI et al, 1998.
Nesta pirâmide são mostrados os grupos de alimentos e suas quantidades mínimas e máximas diárias recomendados. Dentro de um mesmo grupo posso variar os alimentos,porém não deve-se substituir alimentos de um grupo para outro. Todos os grupos alimentares são essenciais.
A base da pirâmide, parte mais importante, é representada pelos carboidratos que fornecerão energia para todas as atividades diárias. Na segunda parte estão os alimentos do grupo dos reguladores como frutas e vegetais e legumes, essenciais para o metabolismo e ajudar na prevenção de doenças.
Os alimentos construtores estão localizados na terceira parte da pirâmide, e representam as proteínas, porém divididas e três partes, pois cada grupo corresponde à uma função. A primeira parte está representada pelos laticínios, que além de alimentos protéicos, fornecem cálcio para o organismo. No meio são as leguminosas, grupo dos feijões, que contém ferro, fibras e proteínas de origem vegetal. Na terceira parte são as carnes que são as melhores fontes de proteínas, além de terem ferro e vitaminas essenciais como Vitaminas B12 e B6.
No topo da pirâmide são encontradas as gorduras também importantes para o organismo, pois ajudam na síntese de hormônios sexuais femininos e masculinos. São encontrados os doces que devem ser evitados, pois fornecem calorias demais e não possuem valor nutritivo algum.
Antes de começar qualquer dieta procure um nutricionista,ele está apto à esclarecer maiores dúvidas.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial